Dr. John Alcock, autor do livro Animal Behavior, visita o Projeto Arara Azul no mês de Novembro 2009
 
Entre os dias 12 a 15 de novembro de 2009 foi realizado o XXVII Encontro Anual de Etologia na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, coordenado pelo Dr. José Sabino da Universidade Anhanguera-UNIDERP. Um professor muito ilustre foi chamado para a palestra de abertura do evento, o Doutor John Alcock, autor de vários artigos e livros dentre eles Animal Behavior. Porém antes de sua ida para o evento, Dr. John e sua esposa acompanharam as atividades do Projeto Arara Azul no período de 07 a 10 de Novembro de 2009. Nos primeiros três dias, eles estiveram no Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal de Miranda, onde puderam ver filhotes de arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) em ninho natural e artificial. No dia 10 eles viajaram para Bonito, onde ainda tiveram a oportunidade de conhecer filhotes de arara vermelha (Ara chloropterus) que estão se reproduzindo em ninhos naturais e artificiais, instalados pelo Projeto Arara Azul, na chácara Nirvana.  

No caminho para o Refúgio Ecológico Caiman, encontraram tuiuiús e capivaras, animais que causaram fascinação ao Dr. John e sua esposa Sue. O seu interesse ia desde pequenos insetos até os mamíferos. Em um dos avistamentos Dr. John fez questão de fotografar de perto o tuiuiú (Jabiru mycteria) (Figura 1). Dr. John é um observador de aves desde sua infância (informação retirada de seu livro Animal Behavior) e ficou fascinado com toda a riqueza de aves observadas em somente uma tarde no Pantanal.

Nos dias em que estiveram no pantanal, eles puderam observar um pouco das atividades de monitoramento de ninhos e de araras realizadas pelo Projeto Arara Azul (Figura 2). Ao longo do dia Neiva Guedes falou sobre o dia-a-dia do projeto, sua história, dificuldades e sucesso. Mostrou um filhote de arara azul (Figura 3), resultado do esforço diário de sua equipe de trabalho, e falou sobre o aumento populacional das araras azuis no pantanal, resultado de 20 anos do projeto.

John Alcock é professor de Zoologia na Universidade Estadual do Arizona, EUA. Seu Ph.D. foi pela Universidade de Harvard, EUA sob a direção de Ernst Mayr. Sua pesquisa foi sobre da ecologia comportamental dos sistemas de acasalamento de insetos, com projetos que o levaram do Arizona para a Costa Rica e Austrália. Ele é co-autor do livro The Evolution of Insect Mating Systems (1983) com Randy Thornhill e também escreveu outros seis livros sobre história natural e comportamento animal para o público em geral.

 
Figura 1. Dr. John Alcock fotografando tuiuiú (Jabiru mycteria) no Refúgio Ecológico Caiman, Pantanal, Mato Grosso do Sul, onde esta localizada a base de pesquisa do Projeto Arara Azul. Foto: Juliana Rechetelo. 
 

Figura 2. Dr. John Alcock e sua esposa Sue observando as atividades de monitoramento de ninhos realizada pela equipe do Projeto Arara Azul. Foto: Neiva Guedes.
 

Figura 3. Neiva Guedes mostrando o filhote de arara azul de um dos ninhos monitorados pelo projeto no Refugio Ecológico Caiman ao Dr. John e Sue. Foto: Juliana Rechetelo.
 
Por Juliana Rechetelo, bióloga Instituto Arara Azul

voltar
Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal