PARCERIA ENTRE PARROTS INTERNATIONAL E INSTITUTO ARARA AZUL TRAZEM NORTE AMERICANAS PARA CONHECER AS ARARAS AZUIS EM SEU AMBIENTE NATURAL.
 
A visita de Jana Julleis e Noelle Fontaine ao Projeto Arara Azul foi o resultado de uma atividade promovida pela Parrots International em parceria com o Instituto Arara Azul no V Symposium Parrots International, realizado em Las Vegas em 2009. Com a intenção de arrecadar fundos para a Parrots International foi oferecido um pacote para o Pantanal, para duas pessoa, com todas as despesas pagas a partir de Campo Grande-MS. O objetivo era acompanhar o desenvolvimento das atividades do Projeto Arara Azul durante uma semana (Figura 1). O Refúgio Ecológico também participou da parceria, oferecendo a hospedagem. Jana e Noelle são norte-americanas, provenientes do estado do Texas (EUA) e foram as vencedoras deste leilão.

Jana e Noelle são amantes de psitacídeos e voluntárias na atividade de adoção e cuidados de araras e papagaios resgatados nos Estados Unidos. Aves doentes, mutiladas ou abandonadas por seus antigos proprietários por motivos diversos, são doadas para uma das duas. Elas possuem psitacídeos brasileiros, africanos e australianos em que procuram proporcionar bem estar psicológico e alimentação adequada. Jana relatou que recebeu uma arara-azul, Anodorhynchus hyacintinus, que pertencia a uma pessoa idosa que veio a falecer. A arara estava com essa pessoa há mais de 30 anos e acabou sendo adotada por Jana. Os relatos de Noelle são bem variados, ela possui animais sem pata, com uma das patas viradas para trás e bico formado torto (devido à alimentação fornecida de maneira inadequada pelo antigo proprietário do animal).

Durante a estadia das duas no Projeto, que foi de 18 a 24 de outubro de 2009, foram realizadas atividades de monitoramento de ninhos, censo de araras, palestras no centro de visitantes e acompanhamento das atividades do Projeto Papagaio Verdadeiro (Figura 2), coordenado pela pesquisadora Dra Gláucia Seixas. O resultado desta atividade foi positivo para ambas as partes. As visitantes puderam observar as araras em seu ambiente natural e acompanhar as atividades de conservação realizadas pelo Projeto Arara Azul e Projeto Papagaio Verdadeiro na região de Miranda\Pantanal Sul. Já o Instituto Arara Azul promoveu suas atividades em nível internacional e a divulgação em forma de educação ambiental. Ressalva-se também que a presença destas duas visitantes não interrompeu, atrapalhou ou causou qualquer alteração nas atividades de campo. 

 
Figura 1. Equipe do Projeto Arara Azul, Cezar e Grace, e as vencedoras do leilão, Jana e Noelle, em frente ao Centro de Visitantes do Projeto Arara Azul, Refúgio Ecológico Caiman, onde acompanharam as atividades do projeto durante uma semana.
 

Figura 2. Jana, Noelle e equipe do projeto Arara Azul participando das atividades de monitoramento de ninhos com o Projeto Papagaio Verdadeiro no Refugio Ecológico Caiman, Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul.
 
Por Grace Ferreira da Silva, bióloga do Instituto Arara Azul.

voltar
Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal