Envolvimento da população e educação ambiental

Desde o início de suas atividades, o Projeto Arara Azul realiza diversas atividades de divulgação e envolvimento da população local. Inicialmente a bióloga Eliza Mense fez levantamento da população pantaneira, através de questionário e descobriu que o maior meio de comunicação no Pantanal na época, era o rádio. Posteriormente foram elaboradas e divulgadas mensagens educativas nas emissoras de rádios de maior audiência no pantanal bem como distribuição de folders e cartazes.

Faz parte do trabalho de campo conversar com os peões, fazendeiros e moradores locais, quando se visita às fazendas para monitoramentos de ninhos. Enfocando a arara-azul, orientamos proprietários sobre desmatamentos, queimadas, conservação de espécies ameaçadas, replantio e conservação do manduvi, biodiversidade e ecoturismo. procuraram envolver e sensibilizar a população rural através de palestras para os peões e fazendeiros, nas propriedades onde se realizam os trabalhos. Como resultado, a equipe de campo teve sua atuação ampliada com a ajuda dessa população que, conhecendo alguns aspectos do comportamento das araras puderam auxiliar na descoberta de novos ninhos ativos, que foram cadastrados pelos técnicos. Além dessa atuação direta, outro resultado indireto foi à diminuição sensível do tráfico de animais silvestres, nas regiões de atuação do Projeto.

Desde 1998 a atividade de educação ambiental é coordenada pela Neliane Guedes Corrêa, comunicadora do Projeto. O trabalho de divulgação do Projeto Arara Azul e seus resultados, atingiu grande parte da população pantaneira sul matogrossense e do Brasil como um todo. Podemos afirmar que muitas pessoas ouviram falar do Projeto e tem manifestado interesse em conhecer mais e colaborar. Os peões e fazendeiros pantaneiros, passaram a ter orgulho de contar com as araras-azuis nas suas propriedades e querem conservá-la. Hoje não damos mais conta de atender todas as solicitações para estudar as araras no Pantanal ou outras partes do Brasil.

 

Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal